Be Do Say: nova frente de ação para renovação da PUC-SP
“O projeto deve refletir os valores humanistas disseminados e vividos pela Fundação. A PUC-SP é de todos nós, nós fazemos a universidade ser o que é. Cada interação com candidatos, alunos, pais ou pares deve refletir o orgulho do crachá que levamos no peito. ” Padre Rodolpho Perazzolo
A primavera não chegou sozinha no dia 23 de setembro de 2022, sexta-feira passada: chegou muito bem acompanhada pelo início oficial da implantação de um projeto que busca reler e revigorar amplamente a ‘marca’ PUC-SP.
O evento inaugural que marcou este início e colocou em movimento um trabalho que se pretende consistente e duradouro, reuniu, na sede da Fundação São Paulo – tendo à frente o Secretário Executivo, padre Rodolpho Perazzolo e a Procuradora da FUNDASP, dra. Ana Paula Grillo – um conjunto grande de dirigentes da PUC-SP: reitora, pró-reitores, diretores, gerentes e outros colaboradores em postos-chave da instituição. Cada um e todos imprescindíveis e decisivos para o bom andamento do novo ciclo.
A ideia a sustentar esta iniciativa é a convicção de que, o que é bom, pode ficar melhor. Mais do que isto: a constatação da existência de uma riqueza que precisa ser novamente revelada, de forma mais nítida!
A PUC-SP é hoje uma potência jorrando como um caudal pelos interstícios da Universidade e, eventualmente, se perdendo. Como se as realizações não estivessem chegando ao conhecimento comum, num desperdício da realização do bem.
A PUC-SP está profundamente enraizada no imaginário geral com dois predicados notáveis, raramente vistos juntos: enorme excelência acadêmica e forte conexão com a vertente progressista da sociedade. Isto já se sabe.
Porém, a avaliação que se faz é que, por várias razões, a imagem não tem refletido esta singular, invejável e potente condição, que está como “uma lente embaçada, empoeirada” (Cecília Russo / Troiano Branding).
|
|
Imagens do evento de 23/9/22, que reuniu dirigentes da PUC-SP na FUNDASP, para uma apresentação da Troiano Branding. Crédito das fotos: FUNDASP |
Os anos de lutas, conquistas e marcos democráticos precisam ser trazidos ao conhecimento das novas gerações, para inspirá-las a novos desafios.
“Daí a necessidade de revisitarmos nossas memórias, buscarmos uma ampla compreensão do que é a PUC-SP, para traduzirmos às novas gerações como a nossa história, a nossa excelência acadêmica e a prestação de serviços à comunidade estão interligadas, e se mostram ainda presentes, mas numa marca renovada, que tem muito ainda a contribuir com a formação de uma sociedade melhor”, afirma Dra. Ana Paula Grillo.
Então, chegamos à grande questão: o que fazer?
Desincrustar, lustrar, revigorar, expandir, iluminar e, eventualmente, ressignificar aquilo que já É e que já FAZ – reconstruindo o comunicar com a sociedade.
Para isso, foram convidados profissionais extremamente qualificados da Troiano Branding, com expertise em imagem e comunicação, para enfrentar este desafio, com o cuidado de garantir que a essência da nossa história esteja não somente preservada, mas especialmente enaltecida.
A PUC-SP é orgânica demais para sucumbir a artificialismos, e, é por esta razão que toda intervenção irá ao encontro desta característica, para que, o que é marca vire novamente potência, e o que é potência se torne marca. Em círculos perfeitamente virtuosos e dialéticos.
Sendo, fazendo e comunicando bem. Be Do Say.
|
Imagens do evento de 23/9/22, que reuniu dirigentes da PUC-SP na FUNDASP, para uma apresentação da Troiano Branding. Crédito das fotos: FUNDASP |
|