imagem topo

Boletim Informativo Quinzenal
FUNDASP - Fundação São Paulo Mantenedora da PUC-SP e do UNIFAI.

nº12
01/09/2022

 

imagem topo
FUNDASP

JUSTIÇA DÁ GANHO DE CAUSA
À FUNDASP EM DUAS AÇÕES

Uma delas foi movida pela profa. Regina Gadelha, da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP e a outra pela APROPUC


A Fundação São Paulo obteve recentemente vitória na Justiça em face de duas ações movidas contra si.

Uma delas foi de autoria da profa. Regina Maria D´Aquino Fonseca Gadelha, da FEA-PUC/SP, na tentativa de anulação do último processo de escolha de Diretores de Faculdade, Chefes de Departamento, Coordenadores de Curso e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação. A Justiça confirmou a posição da FUNDASP ao lhe dar ganho de causa. Como era de se esperar, os normativos que regem a instituição estão em total consonância com a legalidade, tendo o Judiciário se manifestado definitivamente acerca da matéria.

A outra ação foi movida pela APROPUC, visando a suspensão do retorno das aulas presenciais quando do início do primeiro semestre letivo, na contramão da tendência mundial de então, que apontava para a necessidade e possibilidade da retomada da presença física escolar. No âmbito do processo foi demonstrado o conjunto robusto de medidas protetivas tomadas pela FUNDASP, medidas estas dirigidas cuidadosamente a toda a comunidade, sob a orientação de excelência do Hospital Sírio-Libanês, contratado para tal fim.

A FUNDASP lamenta que questões de foro interno sejam levadas ao âmbito judicial, sinalizando rompimento do diálogo. Reafirma, contudo, seu firme propósito de manter vivo e progressista o debate interno por soluções e composições amigáveis, visando o equilíbrio institucional e a soberania acadêmica, uma vez que trata com naturalidade o conflito e o dissenso em ambientes tão ricamente qualificados quanto os da FUNDASP e suas mantidas.

 

imagem topo
Momento em que D. Leonardo é consagrado cardeal pelo Papa Francisco.
Alvorada Parintins

DIÁLOGOS FUNDASP RECEBERÁ
DOM LEONARDO STEINER

Atual arcebispo de Manaus (AM), D. Leonardo acaba de retornar do Vaticano, onde foi empossado pelo Papa Francisco como o primeiro cardeal da Amazônia brasileira


D. Leonardo Steiner acaba de retornar do Vaticano, onde, no dia 27/08 participou da cerimônia de posse de 20 novos cardeais da Igreja Católica de todo o mundo, dos quais dois são brasileiros: D. Paulo Cezar Costa, de Brasília, e o próprio D. Leonardo, cuja assunção como primeiro cardeal da região amazônica reveste-se de enorme significação, não só por ser o primeiro, mas principalmente porque a Amazônia nunca precisou tanto, como agora, de alguém com o perfil comprometido de D. Steiner, para se somar àqueles que já lutam na defesa da região, numa quadra tão sombria e ameaçadora como a que estamos atravessando lá, como de resto em todo o país.

De Roma, D. Leonardo falou em gratidão: “A Amazônia é agradecida ao Papa Francisco pela nomeação de um cardeal”.

D. Leonardo, que já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estará entre nós, no centro do Tucarena, na edição de setembro dos Diálogos FUNDASP, em data e a ser previamente anunciada, ao vivo e com plateia, junto a um grupo de interlocutores, para que toda a comunidade possa ouvi-lo e inspirá-lo, neste momento inaugural de sua nova missão.

 

imagem topo
Representantes do Metrô-PUC e da FUNDASP em encontro de alinhamentos entre vizinhos
FUNDASP

METRÔ-PUC E FUNDASP: VIZINHOS ARTICULADOS

Interlocução estabelecida visa a segurança e bem-estar de todos


Em 15 de agosto passado, aconteceu uma importante reunião entre representantes da concessionária responsável pelas obras do Metrô-PUC, a DIPLAD e a Consultoria Jurídica da FUNDASP, reunião devidamente acompanhada por um engenheiro civil contratado pela Fundação.

Esta reunião, registrada na foto acima, teve por objetivo estabelecer uma interlocução permanente entre estes dois vizinhos, já que o canteiro de obras do Metrô, fica a poucos passos do prédio da Fundação.

Às vezes, as edificações no entorno de uma obra deste porte não permanecem incólumes, e não é só o bom senso que recomenda, como de fato há protocolos a serem cumpridos para que qualquer efeito colateral da movimentação no canteiro de obras interfira o mínimo possível no dia-a-dia dos vizinhos.

A concessionária tem um setor para cuidar disto, a FUNDASP está atenta e zelosa quanto à segurança de seus colaboradores e o segredo é estabelecer este canal de comunicação e antecipar-se aos eventuais problemas.

Quem ingressou na PUC-SP neste 2022, provavelmente ainda conseguirá usufruir do Metrô-PUC antes de se formar. É torcer para que não ocorram atrasos importantes no cronograma da obra, prevista para ser entregue à população em 2025.

 

imagem topo
Apresentador Gilberto Barros, condenado pela Justiça.
Web

APRESENTADOR GILBERTO BARROS É CONDENADO POR FALAS HOMOFÓBICAS

Durante transmissão em um programa da tv aberta, Barros manifestou nojo, desejo de vomitar e disposição para agredir pessoas do mesmo sexo que estivessem manifestando afeto entre si


Mais uma vez o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi), do Ministério Público paulista, obteve a condenação de um comunicador social, o apresentador Gilberto Barros, que induziu e praticou a discriminação e preconceito de raça sob o aspecto da homofobia. A sanção imposta ao comunicador foi de dois anos de reclusão em regime inicial aberto, com prestação de serviços à comunidade e ônus pecuniário, também por dois anos.

Entre outras coisas, Barros disse, em programa na tv aberta, que se visse “dois bigodes se beijando, ele vomitaria e também bateria” nestas pessoas. A denúncia levada ao Poder Judiciário revela que o réu manifestou disposição de agredir pessoas, assim como incitou esta prática. A denúncia mostra que o conjunto da prática afirma a supremacia heterossexual sobre a homossexual, também exteriorizando “juízo de supressão/redução de direitos fundamentais do grupo alvo (...)”.

A sentença data do dia 12 de agosto último.

 

imagem topo
Moradores de rua em fila para obtenção de lanche na Praça da Sé.

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES CONVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Inscrições vão até 17/10. O ministro é relator de ação com pedido de providência governamentais para minorar a dramática situação destas pessoas


Numa iniciativa inédita, o ministro do STF Alexandre de Moraes convocou audiência pública para ouvir autoridades e membros da sociedade em geral a respeito da alarmante situação da população que está morando nas ruas e de seu vertiginoso crescimento.

O tema é objeto da Arguição de Descumprimento de preceito Fundamental (ADPF) 976, em que o PSOL, a Rede e o MTST alegam que há o “estado de coisas inconstitucional em relação a este grupo”.

As entidades e instituições interessadas em participar da audiência deverão requerer sua inscrição até 17/10 por meio do endereço adpf976@stf.jus.br.

A data provável da audiência é 21/11/22.

 

imagem topo

A Fundação São Paulo, no estrito cumprimento do seu Estatuto e das melhores práticas de administração, passou a remunerar os docentes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, neste segundo semestre de 2022, em conformidade com a Convenção Coletiva de Trabalho, considerando na sua fórmula de cálculo 4,5 semanas mensais.

O que se praticava, por força de Acordo Interno de Trabalho, remuneração por 5 semanas mensais, não só fere o bom senso como remunera a maior os docentes, sem nenhuma justificativa para tanto.

A Associação dos Professores da PUC-SP, na assinatura do último Acordo Interno de Trabalho, abriu mão das 5 semanas e aprovou o novo Acordo Interno de Trabalho, após várias reuniões com a Mantenedora e diversas assembleias. Cabe notar que o novo acordo foi, como tem sido, homologado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo. Agradecemos a Associação dos Professores pelo reconhecimento do excesso praticado.

A Universidade precisa investir em pesquisa e precisa prestar mais serviços à Comunidade.

O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão fortalece-se com a decisão tomada.

Secretaria Executiva da Fundação São Paulo
São Paulo, 08 de Setembro de 2022

último minuto

SECRETÁRIO EXECUTIVO DA FUNDASP ATENDE SOLICITAÇÃO DO CONSUN

Hoje, 08/09/22, o Secretário Executivo da FUNDASP, pe. Rodolpho Perazzolo, recebeu ofício do CONSUN da PUC-SP solicitando uma reunião com pauta referente ao assunto de que trata a NOTA DA FUNDASP acima. 

Como não poderia deixar de ser, a solicitação foi prontamente atendida, e a reunião será realizada na próxima segunda-feira, dia 12/08/22, pela manhã, em conformidade com o compromisso da FUNDASP de pugnar pela viva interlocução e diálogo permanente, não só quanto a este assunto, mas também quanto a todos que digam respeito à vida comunitária.

 

Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: rachelbal@fundasp.org.br