imagem topo

Boletim Informativo Quinzenal
FUNDASP - Fundação São Paulo Mantenedora da PUC-SP e do UNIFAI.

nº14
15/11/2022

 

imagem topo
FUNDASP

A LIBERDADE É PRETA!

Diálogos Fundasp discutirá raízes negras do bairro da Liberdade: dia 22/11, terça-feira, às 20h, no Tucarena, PUC-SP


No dia da Consciência Negra, 22/11, o programa reunirá pessoas envolvidas em várias frentes da luta pela reapropriação negra do bairro da Liberdade, cujo epicentro é a Capela dos Aflitos.

Desde 2018, foram muitas as conquistas das várias frentes de lutas pela recuperação da história dos negros no bairro da Liberdade, cuja identidade nipônica soterrou, ao longo das décadas, uma história anterior de cerca de dois séculos onde os negros foram protagonistas, assim como os indígenas, estes com menor visibilidade ainda.

É a Capela dos Aflitos que articula todos estes braços e frentes que foram surgindo com mais força desde então, onde se enlaçam vários movimentos da negritude, patrimonialistas do tombamento e restauração da Capela – que trabalham pela desapropriação dos terrenos circundantes, por ser um cemitério soterrado e pela sua transformação no Memorial dos Aflitos – como também está presente o livre fluxo sincrético de devotos das almas e do negro Chaguinhas, o santo popular da causa, martirizado em frente à Capela em 20 de setembro de 1821.

A Capela dos Aflitos já é tombada pela municipalidade e a Cúria Metropolitana já se responsabilizou por sua restauração, com a participação da Fundasp; aguarda-se a tramitação do processo de permissão do restauro para que este seja iniciado.

No carnaval de 2023, o tema da Escola de Samba Mocidade Unida da Moóca, MUM, será a saga de Chaguinhas, com o nome de “O Santo Negro da Liberdade”. O clipe do samba-enredo, que conta a história dele, pode ser visto e ouvido em https://youtu.be/Gkey_ripsQI

 

imagem topo
Pandemia no Ar - Gabriel de Souza Damião

“PANDEMIA NO AR”,
UM REGISTRO PARA O FUTURO

Ex-aluno de Jornalismo da PUC-SP publica internacionalmente seu TCC, um livro-reportagem sobre como foi ser radiojornalista no auge da pandemia de Covid-19 em São Paulo


Gabriel de Souza Damião formou-se em Jornalismo pela PUC-SP em dezembro de 2020 com a apresentação de um TCC, o livro-reportagem “PANDEMIA NO AR – os bastidores da cobertura pela Rádio CBN São Paulo”, trabalho com o qual obteve a nota máxima e menções honrosas, além de indicações para publicação.

Isto não só aconteceu, como aconteceu internacionalmente, com o livro sendo lançado pela editora portuguesa Ases da Literatura.

Gabriel era um estagiário de intensas jornadas de trabalho durante a pandemia e durante o período em que escreveu o livro. Escreveu, portanto, sobre o que viu e viveu por dentro, na CBN, primeira emissora de rádio all news do Brasil. Na corrida entre informação e contágio, Pandemia no Ar traz relatos de jornalistas e outros membros da equipe da rádio CBN de São Paulo durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19.

A obra detalha as dificuldades profissionais e pessoais que moldaram a cobertura jornalística do avanço do vírus na maior metrópole da América Latina, em uma linguagem marcante, madura e intimista. O livro pode ser adquirido na Amazon.

 

imagem topo
NUCVEST

JORNADA DE REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

O NucVest – Núcleo de Vestibulares da Fundação São Paulo – promoverá, em dezembro, o quarto encontro de 2022 sobre as questões que estão no foco das atenções da Educação Básica e Ensino Médio e que impactam as escolhas para o futuro dos estudantes


Fechando esta primeira etapa, o encontro de dezembro pretende revisitar o importante conteúdo acumulado nos três encontros anteriores, no sentido de propor caminhos que contemplem as novas realidades e necessidades dos jovens que transitam em direção ao ensino superior, para que estes possam ser protagonistas ativos de suas formações.

O NucVest acredita na missão de congregar educadores e profissionais da área para que exerçam seu papel de facilitadores, proporcionando aos jovens que ingressam na graduação condições que sejam muito mais de esperança e confiança no futuro do que de incertezas e angústia.

 

imagem topo
FUNDASP

FUNDASP ABRE CAPELA SANT’ANA MESTRA EM SUA SEDE

Cerimônia aconteceu no último dia 1 de novembro, com celebração de missa pelo padre Rodolpho Perazzolo, que foi seguida de uma confraternização


Todo o projeto da Capela, que é de autoria da dra. Ana Paula Grillo, - e é inspirado na história de Sant’Ana, avó materna de Jesus Cristo -, foi dedicadamente pensado em cada pequeno detalhe, e teve a execução fiel da arquiteta Ana Maria Eder e sua equipe.

A escolha desta padroeira, Sant’Ana Mestra, está visceralmente ligada à missão institucional da Fundasp de criar, cuidar, assistir e ensinar a todos que frequentam esta comunidade. Terá celebrações eucarísticas semanais e é um espaço privado de oração, reflexão e inspiração.

 

Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: rachelbal@fundasp.org.br