
FUNDASP celebra novo convênio com o Celam para projeto de pesquisa da PUC-SP
A Fundação São Paulo acaba de celebrar um novo convênio com o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) para desenvolvimento do projeto de pesquisa “Rivalidade estratégica Estados Unidos-China na América Latina e Caribe: impactos econômicos, geopolíticos e desafios para a integração regional”.
O trabalho, que será coordenado pelo Prof. Dr. Laerte Apolinário Júnior, docente de Relações Internacionais da PUC-SP, tem o objetivo de mapear e analisar como os instrumentos políticos e econômicos mobilizados pelos EUA e China, incluindo o comércio, os investimentos, os empréstimos, a ajuda externa e os acordos de cooperação, impactaram as dimensões geopolíticas e econômicas da integração regional na América Latina e Caribe.
Além disso, busca-se desenhar diferentes cenários nos quais os países da região podem enfrentar conjuntamente a rivalidade sino-estadunidense, apontando caminhos para um serviço de incidência da Igreja em função de uma maior autonomia e integração da região à luz do Desenvolvimento Humano Integral, Solidário e Sustentável.
O Prof. Laerte ressalta a importância da parceria com o Celam. “É fundamental porque aproxima a pesquisa de uma instituição que tem exercido papel ativo no debate sobre o desenvolvimento e a integração regional. A parceria também fortalece a integração acadêmica entre universidades latino-americanas, como a PUC-SP e a Universidad San Sebastián (USS), no Chile. Essa colaboração amplia os espaços de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores da região, reforçando a construção coletiva de conhecimento voltado ao desenvolvimento e à integração da América Latina”.
O convênio tem duração de oito meses e o projeto, fruto de uma proposta apresentada pelo docente ao Edital Convocatoria a Propuestas de Investigación OSAP/CGC/CELAM – ÂNO 2025, foi um dos seis selecionados.