PUC-SP lança curso EAD gratuito a partir de parceria entre a FUNDASP e a PMSP
*Matéria reproduzida do J.Puc

A PUC-SP, por meio da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais, deu início ao curso EAD “Participação Social e Cidadania ao Longo da Vida”, projeto desenvolvido em parceria entre a Fundação São Paulo (FUNDASP) e o Fundo Municipal do Idoso (FMID).
O curso tem como principal objetivo capacitar pessoas idosas, gestores, técnicos, estudantes e o público em geral para o exercício contínuo da cidadania e da participação social ao longo da vida. As atividades estão disponíveis na Plataforma do Envelhecimento e Longeviver.
Com 30 horas de duração, o conteúdo é dividido em três módulos:
Módulo I – Direitos Humanos e Cidadania (12h)
Módulo II – Processo de Envelhecimento e Envelhecer (10h)
Módulo III – O Futuro é Velho: Sistema de Proteção e Defesa dos Direitos (8h)
As videoaulas foram gravadas pela TV PUC-SP, com a participação de docentes da Universidade, e buscam unir conhecimento acadêmico e aplicabilidade prática.
Financiamento e propósito social
De acordo com a prof. Fernanda Gouveia, coordenadora do projeto e docente da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), o curso foi integralmente financiado pelo FMID.
“O Fundo Municipal do Idoso lança editais para envio de projetos em áreas temáticas. A Fundação São Paulo, em conjunto com a equipe CEDEPE, enviou o projeto do curso EAD, que passou por avaliação criteriosa e foi um dos aprovados no Edital de Chamamento Público nº 012/SMDHC/FMID/2022. O projeto foi integralmente financiado pelo FMID”, explica.
Conteúdo acessível e voltado à vida prática
O curso foi pensado para pessoas idosas, profissionais que atuam com esse público e pessoas que desejam se preparar para os desafios da longevidade.
“Com conteúdo dinâmico e voltado para a vida prática, o curso tem linguagem acessível e é destinado a pessoas com diferentes experiências. Passa por temas como Direitos Humanos e da Pessoa Idosa, capacitação para enfrentamento de desafios após os 60 anos e políticas públicas”, afirma a professora.
Além das videoaulas, o material didático inclui reportagens, textos, vídeos complementares e dicas práticas. Todo o conteúdo é acompanhado por apostilas, facilitando o estudo e a consulta.
“As informações são transmitidas de formas variadas. Cada tema é amplificado com vídeos, reportagens e textos interessantes, sempre com o selo de qualidade da PUC-SP. Todo o material é pensado para ajudar cidadãos e capacitar profissionais em situações da vida cotidiana”, completa a docente.
Avaliação e certificação
Os participantes responderão a questões de múltipla escolha e deverão obter 70% de acerto para receber o certificado. Segundo a coordenação, também será solicitado que os cursistas respondam a formulários de avaliação sobre o material didático.
“É relevante que a população saiba que a busca por qualidade e transparência na aplicação de verbas públicas requer sua participação efetiva. Responder aos formulários de avaliação é um instrumento de cidadania”, destaca Fernanda.
Inscrições
Inscreva-se aqui, diretamente na Plataforma do Envelhecimento e Longeviver.