Coordenador do NDHC da FUNDASP participa de reportagem sobre racismo estrutural no Brasil
O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Fundação São Paulo, Fabio Mariano da Silva, foi entrevistado na matéria “STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil”, publicada pelo portal Correio da Manhã em 19/12.
O especialista pontuou: “Apesar de o Brasil ser um país de maioria negra, os indicadores de desigualdade em áreas como saúde, educação, mercado de trabalho, segurança e acesso a direitos seguem por séculos elevados, atingindo de maneira desproporcional a população negra. Trata-se de um grupo sistematicamente impedido de avançar socialmente em razão das reiteradas violações produzidas e reproduzidas por instituições do Estado brasileiro, cujas práticas, omissões e estruturas históricas consolidam um regime persistente de exclusão”.
Segundo Fabio Mariano da Silva, sem a formulação de um plano estratégico que estabeleça responsabilidades econômicas, políticas e sociais claras, não haverá possibilidade de enfrentamento efetivo dessas desigualdades. “A ausência de ações coordenadas impede não apenas o avanço da população negra como grupo social, mas compromete, de maneira mais ampla, o próprio desenvolvimento da sociedade brasileira enquanto projeto democrático. Essa ação, ainda que tardia, vem em boa hora e corrige uma injustiça histórica”, afirmou.