Buscar

Para pesquisar, digite o termo no campo abaixo.

Imagem ilustrativa

Encíclica Laudato Si completa 10 anos e inspira Comitê FUNDASP ESG

Construir uma governança que seja não apenas eficiente, mas também justa, consciente e comprometida com as futuras gerações. Instituído em outubro de 2023, o Comitê FUNDASP ESG vem trabalhando para que estes objetivos sejam atingidos na Mantenedora da PUC-SP e do Centro Universitário Assunção.

Environmental, Social and Governance (ESG) é uma sigla que se refere a critérios utilizados para avaliar o desempenho sustentável e ético de uma empresa. Mas a FUNDASP, para além de cumprir parâmetros normativos e boas práticas de governança, busca ainda alinhar essas agendas à sua identidade confessional. Nesse ponto, a Encíclica Laudato Si’, que completa uma década desde que foi publicada pelo Papa Francisco em 2015, se torna uma referência fundamental.

A Encíclica trata do cuidado com a “casa comum” a partir de uma abordagem chamada ecologia integral, que reconhece a conexão inseparável entre a degradação ambiental, a exclusão social, os desequilíbrios econômicos e o esvaziamento ético das relações humanas. O texto critica o modelo tecnocrático de desenvolvimento, a cultura do descarte e a indiferença generalizada diante das injustiças estruturais.

No centro da proposta está o reconhecimento de que não há duas crises separadas, uma ambiental e outra social, e a convocação a indivíduos, comunidades, empresas e instituições a assumirem responsabilidade ativa e compartilhada na proteção da vida, na redução das desigualdades e na transição para formas sustentáveis de produção, consumo e convivência.

“A FUNDASP, como mantenedora de instituições de ensino, saúde e cultura, assume essa convocação como um dever ético e institucional. Há uma preocupação real e permanente da Fundação em traduzir os princípios da Laudato Si’ em políticas concretas, capazes de gerar impacto positivo nas dimensões ambiental, social e cultural — e que reflitam os fundamentos da doutrina social da Igreja”, afirma Karolina Ribeiro, coordenadora do setor de Ética e Integridade da FUNDASP e presidente do Comitê, ao qual ela define como estratégico para o processo. “Ele atua de forma transversal no apoio a iniciativas das mantidas, no fortalecimento das políticas internas (como o Programa de Integridade, a Política Anticorrupção e o Protocolo Antidiscriminatório), na promoção de ações formativas e no mapeamento de riscos relacionados à integridade, à desigualdade e à sustentabilidade institucional”, destaca Karolina.

AÇÕES CONCRETAS

Entre as ações práticas já realizadas com foco nas práticas ESG estão a distribuição de um kit aos colaboradores, composto por uma garrafa e um copo de vidro, e uma modernização no Hospital Santa Lucinda (HSL).

Por meio da atualização do sistema e da colocação de placas fotovoltaicas, a instituição de saúde mantida pela FUNDASP deixou de emitir 25,7 toneladas de CO₂ por ano, o que corresponde ao plantio de 180 árvores, e há uma previsão de uma economia anual de R$ 300 mil reais.

Fundação São Paulo

Notícias Relacionadas

Imagem ilustrativa

FUNDASP 80 ANOS: segundo evento acadêmico será realizado em 9/10, no Assunção

O evento “Que Mundo Vamos Construir? – Geração beta e relação com IA” será realizado no dia 9/10,…

Imagem ilustrativa

FUNDASP apoia restauro de piano histórico do campus Marquês de Paranaguá

O som de um piano encanta quem participa das missas na capela do campus Marquês de Paranaguá. O…