HSL capacita 62 profissionais em procedimentos de emergência e segurança transfusional
Em dezembro, o Hospital Santa Lucinda (HSL) realizou uma série de treinamentos focados em procedimentos críticos de emergência e segurança do paciente. Ao todo, 42 profissionais da instituição aprenderam sobre atendimento em PCR (parada cardiorrespiratória), manobra de desengasgo e uso do DEA (desfibrilador externo automático), enquanto outros 20 participaram da aula sobre cuidados com hemocomponentes e transfusão sanguínea.
Realizados em formato teórico-prático, os treinamentos incluíram simulações realísticas e foram promovidos pelo Serviço de Educação Permanente (SEP) do HSL.
“Mais do que um diferencial, a educação continuada é imperativa para hospitais que priorizam a excelência no cuidado. Esses treinamentos garantem que nossa equipe esteja sempre atualizada com os protocolos mais recentes e preparada para salvar vidas”, destaca a enfermeira Patricia Cristina Ribeiro dos Santos Oliveira, responsável pelo SEP.
O SEP segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, mantendo a equipe alinhada às melhores práticas em segurança do paciente. Os treinamentos são realizados duas vezes por ano.
“A meta de capacitação, palestras e treinamentos é de, pelo menos, um evento fora do setor – isto é, no anfiteatro ou na FCMS – por mês, pois temos treinamentos in loco e online também, que ocorrem mensalmente”, pontua Patricia. Ao final das capacitações, os participantes receberam certificado de participação.