Jornalismo firma parceria com o Canal Futura e produções de alunos serão exibidas em 2026
Quatro minidocumentários, produzidos por estudantes do 3º período do curso de Jornalismo da PUC-SP, foram selecionados pelo Canal Futura e serão exibidos no Giro Universidades em 2026.
Docentes e alunos se reuniram com representantes do canal, o coordenador de conteúdo Rian Córdova e o produtor Yan Ney, e os trabalhos foram escolhidos de acordo com o perfil de veiculação. A duração máxima das matérias será de cinco minutos, de forma que a TV PUC trabalhou a edição conjuntamente com os discentes, reduzindo as produções originais e fazendo desse processo também uma oportunidade educativa.
O prof. Julio Wainer, docente do curso e diretor da TV PUC, é um dos entusiastas da parceria com o canal. “Além do mérito desses trabalhos, acredito que esse fluxo qualificará todos os estudantes que produzem audiovisual na Universidade. Quem não ter tem um filme em rede nacional? Com essa perspectiva os estudantes ficarão mais atentos à questão de direitos de imagens, direitos de músicas, etc. E, sobretudo, perceberão que um bom produto não é resultado de acaso, mas de persistência: persuasão de personagens, retorno à diferentes locações, abundância de imagens e situações, cuidado na edição”, pontua o docente.
Periodicamente, serão disponibilizadas em playlists dos laboratórios da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA), mais produções para publicação no canal educativo.
A parceria com o Canal Futura é mais uma oportunidade de divulgar o conteúdo produzido pelos alunos de Jornalismo da PUC-SP. No ano passado, a FUNDASP fez um convênio com a rádio CBN e mensalmente são veiculadas reportagens produzidas pelos estudantes. Clique aqui e saiba mais.