NDHC: Dom Arnaldo realiza palestra sobre “Fé e Inclusão” na FUNDASP
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Jundiaí e representante nacional da CNBB para o acompanhamento pastoral da comunidade LGBTQIAPN+, esteve na Fundação São Paulo, no último dia 24/6.
A convite do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania (NDHC / FUNDASP), falou sobre o tema Fé e Inclusão: um diálogo necessário, em encontro realizado com gestores e colaboradores, no Auditório Cardeal Arns, sede da Mantenedora.
“A experiência foi maravilhosa, uma conversa aberta, franca, um verdadeiro momento de partilha. É muito importante este diálogo da Igreja com outras instituições, sobretudo quando se trata da promoção da dignidade humana e do bem comum”, afirmou Dom Arnaldo.
O bispo ressaltou também a importância de todos caminharem juntos, no mesmo propósito, ainda que haja diversidade de ideias. “Hoje o nosso tema foi o das pessoas LGBTQIAPN+, uma pauta atual, bastante sensível e polêmica. É muito bom ver que a Igreja vai dando passos concretos, sobretudo no campo da pastoral, para dialogar, acolher e acompanhar estas pessoas”, destacou o representante da CNBB.
Para Fábio Mariano, coordenador do NDHC, devem se somar à ação do Núcleo e ao apoio da Diretoria Executiva os esforços de todos da Instituição, para que o tema da inclusão seja debatido e encampado em ações cotidianas e políticas de gestão.
“Estamos em uma instituição confessional católica de forte compromisso social e aberta às novas questões do mundo contemporâneo, como a do respeito à diversidade. A presença do bispo referencial para a comunidade LGBTQIAPN+ planta mais uma semente importante no nosso trabalho de conscientização institucional”, afirma Mariano.