Buscar

Para pesquisar, digite o termo no campo abaixo.

Imagem ilustrativa

RI na PUC-SP: ex-aluno chega a estágio pós-doutoral com trabalho de campo na Ucrânia

Qual o impacto da guerra para atuação de professores e diretores na Ucrânia? Formado em Relações Internacionais pela PUC-SP, Vicente Ferraro se debruçou sobre o tema, no início deste ano, como parte de um estágio pós-doutoral realizado no Centre for East European and International Studies (ZOiS), em Berlim.

Para sua pesquisa, Ferraro conduziu um trabalho de campo na Ucrânia e abordou como educadores daquele país foram impactados, sobretudo nos territórios ocupados pela Rússia.

O primeiro trabalho de campo em pesquisa de Ferraro se deu ainda na PUC-SP, quando cursava graduação e realizou Iniciação Científica sobre a fronteira Brasil-Paraguai. A ideia que surgiu após uma aula sobre fronteiras e cidades-gêmeas, com a Profa. Marísia Buitoni, foi além da vontade de pesquisar um tema e o levou a decidir pela carreira acadêmica.

Ferraro garante que o curso de Relações Internacionais foi fundamental para sua formação como pesquisador e cientista político. “Acredito que a multidisciplinaridade seja um dos pontos mais fortes da graduação, porque nos leva a olhar para um determinado problema a partir de diferentes perspectivas, levando em consideração a complexidade do mundo social e sem cairmos em resoluções simplistas. Analisar a complexidade dos fenômenos políticos é um dos principais desafios da Ciência Política e das Relações Internacionais”, pontua Ferraro.

Logo após a sua formatura, em 2012, o pesquisador foi para a Rússia, motivado por grande interesse pela cultura e história do país e outras ex-repúblicas soviéticas. Lá frequentou um curso de preparação em língua russa, na Universidade Estatal de Belgorod, cidade localizada na fronteira com a Ucrânia e próxima a um dos principais fronts da guerra atualmente. Na época, as relações ainda eram pacíficas e ele atravessou a fronteira diversas vezes para conhecer um pouco da realidade ucraniana. Posteriormente, obteve uma bolsa para cursar o mestrado em Ciência Política na Escola Superior de Economia de Moscou e ficou no país até 2015.

Aprendizado além da pesquisa

Enquanto cursava graduação na PUC-SP, Ferraro fez estágio no setor de Projetos e Parcerias Institucionais da FUNDASP, Mantenedora da Universidade, onde adquiriu uma experiência que considera importante a qualquer pesquisador.

“O estágio na antiga ADPI foi de grande relevância para a minha formação como pesquisador, pois um dos principais desafios da vida acadêmica é justamente coordenar projetos e pesquisas de longo prazo, refletindo sobre as diferentes etapas de execução e buscando fontes e instituições para parcerias. Na Fundação, aprendi exatamente isso. Sou muito grato a todos que me instruíram e mantenho contato e amizade com ex-colegas de trabalho até hoje” ressalta Ferraro.

Notícias Relacionadas

Imagem ilustrativa

Canal da TV PUC no YouTube é retirado do ar sem justificativa

Há 11 dias o canal da TV PUC no YouTube foi retirado do ar e até o momento…

Imagem ilustrativa

Rádio CBN: alunas de Jornalismo da PUC-SP produzem reportagem sobre o fim da escala de 6×1

A substituição da escala de trabalho 6×1 voltou a ser discutida na Câmara dos Deputados e especialistas falam…

Imagem ilustrativa

Alunos de Jornalismo da PUC-SP participam de mais uma reportagem na rádio CBN

Os estudantes Maiara Pereira e Mateus Henrique, do quarto período do curso de Jornalismo da PUC-SP, foram os…