Canal da TV PUC no YouTube é retirado do ar sem justificativa
Há 11 dias o canal da TV PUC no YouTube foi retirado do ar e até o momento não há nenhuma informação sobre os motivos que levaram a essa medida extrema. A Universidade necessita desse canal principalmente para fins acadêmicos.
No dia 19/9, às 21h, a TV PUC recebeu a comunicação que o seu canal havia sido removido. Nenhuma razão pontual foi fornecida, apenas que “não foi seguida a política de spams, práticas enganosas e golpes”, dentro das “regras e diretrizes para a comunidade” da plataforma.
Uma contestação foi aberta imediatamente e o YouTube indicou um prazo de 48 horas para retorno. Posteriormente, uma nova mensagem informou que haveria uma resposta nas 24 horas seguintes, o que também não aconteceu.
Diretor da TV PUC, o prof. Julio Wainer afirma que não há motivos que justifiquem a retirada do canal do ar. “Não existe absolutamente nada para essa atitude do YouTube, que ocorreu, inclusive, sem qualquer advertência, aviso prévio ou reclamação anterior. Temos total controle do que é publicado e de quem pode fazê-lo”.
O canal do YouTube da TV PUC existe desde 2007, sendo de forma mais ativa desde 2011. Tem mais de 100 mil inscritos, e mais de 5 mil vídeos publicados. Jamais sofreu strike ou qualquer notificação grave.
A programação é educativa, informativa, científica, institucional e cultural, sempre produzida por membros da comunidade da PUC-SP.
O diretor da TV PUC ressalta: “aguardamos, o mais rápido possível, o retorno do canal da TV PUC com todas as mídias publicadas, comentários e indicativos de visualização”.