
Ex-aluno da PUC-SP se torna advogado aos 81 anos e realiza sonho
Tarcio Papa, bacharel em Direito pela PUC-SP em 2024, realizou o sonho de advogar no dia 20 de agosto quando recebeu a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil em uma cerimônia emocionante. A aprovação no 39º exame da OAB, em primeira tentativa, já havia ocorrido quando ele ainda cursava o quinto ano.
O novo advogado também é graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (1967), da USP, e é especialista em Hidráulica e Saneamento. Por meio do seu trabalho como consultor de saneamento básico, conheceu 23 estados brasileiros e 12 países da América Latina e África.
Em abril de 2024 foi entrevistado pelo jornal online J.Puc e ressaltou seu desejo em atuar na área. “Sempre tive vontade de estudar Direito e a oportunidade veio quando fui aprovado no vestibular da PUC-SP. Outro aspecto que me motivou foi que vivi de perto a ditadura no Brasil, o que me fez valorizar o devido processo legal e a ampla defesa. Cursar com pessoas mais jovens e regressar à Universidade depois de 50 anos foi uma experiência incrível e gratificante; sua mente se recicla e se renova”, afirmou.
Tarcio agradece os ensinamentos recebidos na Faculdade de Direito e destaca a excelência técnica dos professores, como também a boa convivência com colegas jovens, o que permitirá um bom caminho na advocacia, nas especialidades empresarial, direito internacional, ambiental e direitos humanos. Ele já está atuando em direito internacional privado.
Para o advogado o Direito é um instrumento de liberdade, justiça social, com respeito aos Direitos Humanos e cuidados com o meio ambiente, como também de organização para um povo viver em paz. Entende que é necessário o respeito às instituições existentes.
Tarcio Papa ressalta também a crescente população idosa do Brasil, que necessita ser tratada, não como aposentada, mas sim como uma força de trabalho experiente e que muito pode contribuir com o País.