Radar FUNDASP • Newsletter
Edição n.34 08/09/2025

FUNDASP 80 ANOS: Mantenedora reforça comunicação institucional e lança portal de notícias
Em comemoração aos seus 80 anos, a Fundação está lançando, nesta semana, o portal de notícia Radar FUNDASP. O nome do boletim informativo digital, enviado por e-mail quinzenalmente a todos os empregados e à comunidade das Mantidas e Unidades Suplementares, agora dá nome também ao jornal eletrônico.
O novo site de notícias faz parte do conjunto de estratégias da Instituição para reforçar a comunicação e o relacionamento com seus diversos públicos, internos e externos, com o objetivo de ampliar o alcance de suas ações, que beneficiam diariamente pessoas de todas as faixas etárias, principalmente as mais vulneráveis.
Além de notícias da própria FUNDASP, haverá reportagens sobre a PUC-SP, o Centro Universitário Assunção, o Hospital Santa Lucinda e a Derdic.
A FUNDASP segue prestando serviço de excelência em educação, saúde, assistência social, cultura e pesquisa científica com responsabilidade e compromisso social. E persevera em sua missão de formar gerações com valores humanos e cristãos capazes de construir um mundo melhor para todos.
Clique aqui e acesse o novo portal de notícias.
Clique aqui para acessar o hotsite dos 80 anos da Fundação e conheça todas as ações que estão sendo realizadas neste ano celebrativo.

Irmã Valdete Contin recebe Medalha São Paulo Apóstolo
Na noite do dia 25/8, o Teatro Tuca foi palco da tradicional cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo. Em sua edição deste ano, marcada pelo Ano Jubilar, com o tema “Peregrinos de Esperança”, a premiação contemplou personalidades e instituições que se destacaram por seu comprometimento com a fé e o serviço à comunidade.
Uma das homenageadas foi a Irmã Valdete Contin, assessora especial da Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, onde atua há mais de 60 anos. Ela recebeu a Menção Honrosa especial por sua contribuição à missão da Igreja e por seu testemunho eclesial e pastoral.
Irmã Valdete expressou sua gratidão pela honraria. “Sinto-me profundamente honrada e emocionada. Depois de todos esses anos de trabalho receber uma homenagem com a presença de tantos amigos é para mim motivo de muita felicidade. Sou muito grata à FUNDASP, à PUC-SP e a todos com quem trabalhei, trabalho e ainda vou trabalhar”, afirmou.
O evento foi aberto pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Presidente do Conselho Curador da FUNDASP, que ressaltou a alegria desta edição acontecer no Ano Jubilar. “Em tempos desafiadores, é fundamental reconhecer aqueles que caminham conosco na fé, oferecendo esperança e serviço à nossa comunidade. Os homenageados de hoje são exemplos vivos dessa dedicação incansável, que ilumina nossa Arquidiocese” celebrou o Cardeal.
A Medalha São Paulo Apóstolo reafirma o compromisso da Arquidiocese em reconhecer aqueles que, por meio do trabalho e da fé, constroem uma São Paulo mais solidária e acolhedora. A honraria, instituída em 2015, é concedida a sete categorias de pessoas e três de instituições e entidades, além de uma menção honrosa.

FUNDASP moderniza sistema elétrico do HSL com instalação de dois geradores de energia
O projeto de modernização do sistema elétrico do Hospital Santa Lucinda (HSL) teve um avanço importante no último dia 17/8 com a instalação de dois geradores de energia. A partir de agora o HSL terá autonomia de 14 horas em caso de falta de energia e nenhum atendimento ou procedimento será prejudicado.
Em março, a usina fotovoltaica instalada na cobertura do hospital começou a funcionar e boa parte da energia utilizada já é gerada pelo sistema. O hospital deixará de emitir 25,7 toneladas de CO2 por ano, o que corresponde ao plantio de 180 árvores. A previsão é de uma economia anual de R$ 300 mil reais.

Cursos de Pós-Graduação “In Company” FUNDASP têm novas turmas
Foi realizada na manhã do dia 29/8 a Aula Magna presencial dos cursos “in company” de Pós-Graduação, Lato Sensu, oferecidos pelo Centro Universitário Assunção. O encontro ocorreu no auditório Cardeal Arns, no prédio-sede da Fundação São Paulo.
Participaram alunos ingressantes, que estão em curso e outros que já concluíram a Especialização em História da África – Educação, Cultura e Relações Internacionais e Pensamento Político Contemporâneo. A Pós-Graduação é oferecida pela FUNDASP (bolsa 100%) a todos os funcionários com graduação das Mantidas e Unidades Suplementares.
Nicole Bonassi, auxiliar de biblioteca no campus Ipiranga da PUC-SP, é ingressante no curso Pensamento Político Contemporâneo. Ela revela que a expectativa é alta. “Me sinto muito animada. Acredito que o conteúdo contribui para a construção de um pensamento crítico e leva à formação de opiniões embasadas em fatos que marcam o pensamento político. Ao analisar a grade de disciplinas eu também imagino que será possível adquirir muito repertório histórico, político e cultural, bem como compreender como as pautas políticas poderão ser aplicadas em meu ambiente de trabalho”, destaca.
Daniken Domene, auxiliar acadêmico da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, está no último semestre e ressalta a qualidade do curso PPC. “O corpo docente é excelente. A grade do curso aborda temas históricos e filosóficos da política, com referência de autores clássicos e contemporâneos, e a partir disso, os professores aproximam o conteúdo de questões e desafios atuais. Essa experiência tem enriquecido meu repertório e vocabulário político, fortalecendo a minha trajetória profissional. Para além da minha trajetória acadêmica, essa pós está aprimorando minha capacidade de análise crítica sobre diversos temas contemporâneos com embasamento científico. Tem sido uma oportunidade ímpar que recomendo a todas e todos os colegas de trabalho.
As aulas acontecem às sextas-feiras, em período integral, de forma remota e a cada semestre haverá pelo menos um encontro presencial obrigatório. Os cursos têm duração de três semestres letivos, com carga horária total de 360 horas.

FUNDASP 80 ANOS: segundo evento acadêmico para convidados será realizado em 9/10, no Centro Universitário Assunção
O evento "Que Mundo Vamos Construir? – Geração beta e relação com IA” será realizado no dia 9/10, das 9h às 16h, no Centro Universitário Assunção (Rua Afonso Celso, 671, Vila Mariana, São Paulo). O encontro é destinado exclusivamente para convidados.
Teremos os seguintes palestrantes:

Prof. Michael J.Ferreira, da Georgetown University (Washington D.C., EUA)
Professor Livre Docente de Philology and Linguistics in the Department of Spanish and Portuguese (Filologia e Linguística no Departamento de Espanhol e Português), Diretor do Portuguese Language Program at Georgetown University (Programa de Língua Portuguesa da Universidade de Georgetown) e Chefe do Department of Spanish and Portuguese (Departamento de Espanhol e Português). Ele obteve seu doutorado em Hispanic Philology and Linguistics (2001) (Filologia Hispânica e Linguística (2001)) e seu mestrado em Luso-Brazilian Literature (1994) from the University of Wisconsin-Madison (1994) (Literatura Luso-Brasileira (1994)) pela University of Wisconsin-Madison (Universidade de Wisconsin-Madison). Ele é Coordenador da Iniciativa Georgetown Teletandem Initiative (Teletandem de Georgetown) e Coordenador do Exame Celpe-Bras da DC Area Celpe-Bras Exam, administrado pelo INEP, Ministério da Cultura do Brasil.

Prof. Luis Fernando Weffort, Diretor do Colégio São Domingos
Diretor do Colégio São Domingos de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP); Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na sua trajetória acadêmica, além de pesquisas relacionadas à antiguidade clássica, atuou como docente nos cursos de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da PUC-SP.

Prof. Luiz Felipe Pondé, Diretor Acadêmico do LABÔ da PUC-SP/FUNDASP
Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP, Pós-Doutor pela Universidade da Tel Aviv, escritor, diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP/FUNDASP, Professor da FAAP, comentarista do Jornal da Cultura, apresentador do Linhas Cruzadas e colunista da Folha de S. Paulo.